Analisando os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998a, 2002) é possível encontrar uma vasta bibliografia sobre várias questões que entrelaçam os temas de ensino e aprendizagem de Cartografia para o Ensino Fundamental, reafirmando a importância desses conteúdos no ensino de Geografia. Nessa perspectiva acreditamos que o ensino e a aprendizagem podem ser facilitados por intermédio de práticas pedagógicas lúdicas. Também foi considerada a necessidade observada do aprimoramento do aprendizado, levando em conta a realidade em que a escola está inserida, desenvolvemos práticas de ensino em Cartografia.
As práticas trabalhadas em sala de aula com os alunos do 6o ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professora Gabriela Neves, tiverem a finalidade de aumentar a capacidade e a habilidade de aprendizado do aluno de acordo com o conteúdo exposto. Nesse caso ampliando as noções de referência espacial, de localização e orientação com base em elementos que compõe o cotidiano escolar desse educando.
A metodologia utilizada na prática de ensino consistiu em um primeiro momento no levantamento bibliográfico, tendo como base os Parâmetros Curriculares Nacionais e as diretrizes de nível estadual, o Currículo Básico Comum (MINAS GERAIS, 2007), com o intuito de elaborar a prática pedagógica que posteriormente desmembrou-se em três etapas: uma breve revisão sobre os pontos cardeais e colaterais; identificação da nascente e poente do sol para o desenvolvimento da capacidade de senso de localização no espaço geográfico; e finalmente os alunos foram dispostos em um circulo, no qual, no meio constava a figura de uma rosa dos ventos, onde os mesmos eram convidados a localizar elementos que compõem a escola e a sala de aula de acordo com os pontos laterais e colaterais.

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