quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

o Pibid Geografia e o Projeto Horta na Escola Estadual Caldeira Brant



O projeto para a horta na escola, a qual já possui canteiros prontos, irá conter duas etapas. A primeira para a fase da compostagem, com a tentativa de melhorar os nutrientes da terra, e trabalhar com os alunos a questão do reaproveitamento de cascas de alimentos que seriam descartados, os quais serão disponibilizados pelas mulheres da cantina da escola. Essa compostagem será feita com baldes instalados nos canteiros, com o fundo cortado. E três vezes na semana os alunos irão fazer o processo. A segunda etapa consiste na plantação das espécies (leguminosas, hortaliças, e medicinais), após o processo da compostagem terminar.

Com a realização deste trabalho, toda a escola poderá envolver-se, alunos, professores e serviçais, não sendo restringida somente à disciplina de geografia. É uma atividade prática, onde os alunos irão construir todo o processo com o auxílio dos estagiários do PIBID, porém não deixaremos de abordar a teoria. Além da química (decomposição dos alimentos), poderá ser introduzido nos temas que relacionam com a Geografia, o reaproveitamento de alimentos, agricultura familiar e de subsistência, paisagens, e o meio rural. Com isso, a horta proporcionará alguns alimentos que poderão ser utilizados para a merenda da escola, e deverá ter uma constante manutenção, envolvendo a participação dos alunos.

Até o momento, um canteiro já foi adaptado para teste durante o perído de férias pelos alunos do 8° ano, no qual sete baldes foram colocados após o canteiro ser limpado. Os alunos já aprenderam como funciona o processo de compostagem, e irão passar o aprendizado para os  outros colegas, os quais farão um revezamento na manutenção durante o recesso com a ajuda do zelador.




Nenhum comentário:

Postar um comentário